sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Sob a influência de Saturno



Melancolia (do grego μέλας "negro" e χολή "bilis") é um estado psíquico de depressão sem causa específica. Se caracteriza pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral.

No Século V a.C., Hipócrates classificou melancolia como doença. Hipócrates criou a teoria dos 4 humores corporais (sangue, fleugma ou pituíta, bílis amarela e bílis negra) sendo o equilíbrio ou o desequilíbrio responsáveis pela saúde. Um indivíduo sob influência de Saturno levava o baço a secretar mais bílis negra, alterando o humor do indivíduo, escurecendo seu humor, levando ao estado de melancolia.

12 comentários:

marta disse...

Saturno é sinistro mesmo. Quem conhece de astrologia sabe que ele é o grande cobrador.

Mas como podemos saber se alguém tem influência de saturno?

Juliana disse...

saturno é mal, pega um pega geral.
tenho medinho.
marta, rola todo um ciclo de 29 anos, um lelê danado.

Guadalupe B disse...

é, como sabemos se alguem tem influencia de saturno?
Ai, meu deus, eu nasci no sábado!!!!!!! Será que eu sou controlada pelo grande cobrador????

Anônimo disse...

Pelo que sei, todos os planetas nos influenciam, já que todos estão representados no nosso mapa natal. Dependendo de onde estão localizados (signos e casas) variam o modo e setores de influencia, respectivamente. Assim, grosso modo, os planetas dizem 'o que' representam, as casa, 'onde' influenciam e os signos 'de que maneira' influenciam.

Por ex, no meu caso, saturno está coladinho com marte (planeta que representa a concretização de nossas ações) por isso ele, grande cobrador, exige que tudo o que faça seja perfeito, caso contrário é melhor nem tentar, rs. As vezes isso me paralisa, outras vezes me dá confiança. Enfim... ele não é de todo ruim. Tb é responsável por dar qualidade, durabilidade, responsabilidade às nossas vidas. Ele nos faz crescer, virar 'gente grande' :) Enfim, Ju Ju, dá medinho, mas tb é bom.

marta disse...

Exatamente isso!!!

Ele é cobrador, mas é bem justo.

O meu está na casa 8. Em gêmeos. Enfim...rs... melhor nem falar sobre. Porque tenho umas questões a serem resolvidas. Tenho até medo de pensar o que vai acontecer quando eu resolver.

Primeiro tenho que ter um lugar pra morar...rs...

Anônimo disse...

Hi, puxa, não será o contrário: primeiro vai resolvendo as questões e então encontra um lugar pra morar? :) Falo por mim. Parei de querer demais o 'meu canto'pra conseguir ser eu mesma, comecei a curtir muito estar na casa dos meus pais e parece que só agora vejo o fato de ter minha casa como uma coisa concreta e possível, e tb consigo me reconhecer em mim. Bom, pode não ser o seu caso, né? É só um palpite. E o signo de gemeos ta na sua casa 8! Será por isso que vc parece tão compenetrada? Escuta tudo, vê tudo e fala pouco, mas parece pensar demais e profundamente sobre as coisas? tipo, perece ter uma intensa vida mental. Mas é caladinha. Será por isso? Onde está seu mercúrio? Ah, deixa pra lá, rs. Sou invasiva as vezes, rs. Sorry. bjkas!

marta disse...

O problema é que já morei sozinha (quer dizer, dividi apartamento) e tive que voltar pra casa dos meus pais. Aqui não tenho liberdade, mesmo porque meus pais não sabem da minha vida pessoal. E isso me deixa muito travada. É complicado. Fora outras questões também.

Mas eu tb parei que querer demais ter o meu canto. Era muito sofrimento, já que não posso ter isso agora. Então, devo tentar ao máximo ficar feliz aqui. Infelizmente ainda não posso ser eu mesma aqui. E só consigo ficar tranqüila quando tenho liberdade.

A casa 8 está casa associada à morte, a medos, a perdas e ao sexo. É a casa do signo de - adivinha? - escorpião. E meu saturno está aí. rss...

É sou isso tudo que vc falou. Gosto de observar, sou calada, quando falo, falo o suficiente, penso exageradamente demais, minha atividade mental é absurda. Mas estou melhorando isso. E te digo que estou MUITO menos calada. rsss...

Mas acho que isso é influência de um monte de coisas no meu mapa e também pela influência de saturno.

E vc falou uma coisa bem legal: saturno não é vilão, pelo contrário. Ele cobra, ele faz vc correr atrás, não te dá nada de mão beijada. Mas se vc se esforça, vc COM CERTEZA vai conseguir, porque ele é justo.

Ah... eu errei os desenhos dos signos (sempre confundo) e quem tá na casa 8 não é gêmeos e sim câncer. Gêmeos tá na minha casa 7.

Meu mercúrio (retrógrado), assim como milhões de planetas (plutão, marte, vênus, urano e o sol), está na casa 11 em aquário.

Bom, eu adoro astrologia, mas não tenho muito conhecimento não. Sempre confundo coisas. Então, não sei se o que eu falei está totalmente certo. rss... Aproveitei pra ouvir as fitas do meu mapa astral.

Beijos! =)

marta disse...

ai... desculpe o tamanho do comentário!!

me empolguei!

Anônimo disse...

Vc tem mercurio na 11, em aquario! Puxa, nunca ia imaginar! Eu tb tenho em aquario, só que na 10. Na epoca que fiz meu primeiro mapa, o astrologo me disse: vc tem o verbo solto. Eu pensei: 'ele está louco' pq eu era MUITO timida e calada e tudo mais. O tempo passou e, como vc pode perceber, eu não sou exatamente calada, rs. Não consigo te imaginar com mercurio na 11, rs. Bom, mas tb eu praticamente não te conhecço, ne? Que coisa. A gente muda tanto ao longo da vida.

Sabe que aconteceu exatamente assim com uma amiga minha. Ela morou anos com a namorada e depois com amigos, mas teve que voltar pra casa da mãe, pq quis mudar de profissão. E a mãe dela não aceita de forma alguma q ela seja gay. Não é fácil e deve mesmo dar essa sensação de ‘não poder ser vc mesma’, pq na realidade não é, né? Eu fico na torcida, por ela, por vc e por todo mundo que passa por isso. Mas acho tb que muita coisa se aprende com essa situação. O que não me faz desejar isso a ninguem, rs. Beijocas!

Juliana disse...

alguém me diz que casa tá omeu saturno? porque eu sou igualzinha a vc, clara.
bjmeliga, pq isso aqui tá grande demais.

Anônimo disse...

Só pra confirmar o que vc disse, Ju Ju, seu saturno tá em libra, como o meu, só que na casa 5 (o meu ta na 6). E, puxa, seu marte tb tá pertinho do saturno, na mesma casa....hum!! ninguem merece isso, hein?! rs teligosim.

Unknown disse...

Em seu blog vc colocou a definição de melancólico e suas consequências. será que tb teria as definições e suas consequências dos outros 3 humore: sanguíneos, fleumáticos e coléricos.

Um abraço