quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Pão de batata

Não sou muito boa na cozinha e posso dar alguns motivos para isso: sou extremamente desajeitada, faço a maior zorra, não tenho muita paciência e sempre me machuco.

Mas algumas coisas gosto de fazer e, dentre elas, estão os pães. Creio que isso se deve ao fato de trabalhar a massa, de sovar... isso desestressa.

Essa receita é especial, pois eu sempre fazia lá em casa, em Niterói, quando dividia apartamento com Yeso e Andrea. Eu adorava fazer! E depois de pronto sempre nos divertíamos: os 3 ou com amigos.

E depois, não há nada melhor do que comer com requeijão um pão de batata que acabou de sair do forno e está soltando fumacinha!!!

Ingredientes:
250g de batata cozida e passada no espremedor;
100g de margarina;
2 ovos;
30g de fermento para pão (2 tabletes);
2colheres de sopa de açúcar;
um pouco de sal;
farinha de trigo até desgrudar das mãos (+/- 400g).

Preparo:
Colocar numa tigela o açúcar e o fermento; amassar com uma colher até ficar uma pasta bem mole. Juntar a batata, a margarina, o sal e os ovos. Misturar bem. Adicionar a farinha aos poucos até desprender das mãos. Fazer bolinhas arredondadas e colocar em tabuleiro untado e polvilhado. Deixar descansar até dobrar de tamanho, coberto com um pano. Pincelar com gema e levar ao forno até dourar.

=)

10 comentários:

Juliana disse...

depois o mundo cobra que as pessoas sejam magras. isso não é justo.

Anônimo disse...

Ai, puxa! Que otima ideia postar receitinhas gostosas : ) Uma amiga me deu recentemente uma de brownie. Se quiser depois te passo. Eu comi o que ela fez e é fantastico. Essa ai ta anotada!! Valeu! Bjks.

marta disse...

rssss...
Juli! Quero fazer pão de batata pra todo mundo!!!

---

Ontem me veio essa vontade de colocar receitas. Apesar de eu não ser boa na cozinha, adoro fazer algumas coisas e é um ótimo lugar pra se bater papo. Acho que era um dos lugares mais alegres lá na casa de Niterói.

Eu quero a receita do brownie sim! É outra coisa que gosto de fazer: doces. depois coloco uma de mousse de chocolate que é uma coisa!!! rsss...

Beijos!! =)

Guadalupe B disse...

HUm... um dia eu faco... parece uma delícia!!
Alguém aí tem receita de pão francês?? Eu moooooooooooorro de saudade!!

Guadalupe B disse...

E qts pãozinhos dao essa receita??

Vi disse...

Falando em fazer pão... Eu me mudei para esse apartamento em Dezembro de 2006. Assim que mudei, comprei um fogão. Assim que chegou, descubri que o forno não funciona. Chamei um cara e ele consertou. Assim q o cara saiu da porta, o forno parou de funcionar. Passei 10 meses pensando que teria que chamar o cara de novo. Enquanto não conseguia ter saco para isso, comecei guardar livros e outros objetos no forno. Duas semanas atras resolvi que assim não dá, eu comprei esse fogão com forno exatamente para poder cozinhar (=esquentar pizza) e fazer bolos e pães (adoro!), e chamei o cara de novo. Ele veio e botou o forno funcionar. E assim que saiu da porta, o diabo não acende mais!??! Agora, será que o problema é o forno, o cara, ou é simplesmente uma questão de ser loira?

marta disse...

Fer, esse pão é uma delícia mesmo! Não sei te dizer ao certo quantos pães dão. Vai depender do tamanho dele. Eu faço pãezinhos de tamanho médio e asso 2 tabuleiros grandes.
Da próxima vez que eu fizer eu conto e te falo.

Na Dinamarca não tem pão francês???? Bom, nunca tentei fazer, mas dizem que é bem difícil de sair como os da padaria.

marta disse...

Vi, tô morrendo de rir aqui!! Já estou imaginando seu forno cheio de livros!
Mas não me dá idéias! Meu quarto está cheio de livros e artigos em tudo quanto é lugar que achei uma boa guardar no forno!! rsss

Eu acho é que esse forno está de marcação com você. Da próxima vez que você chamar o cara de novo, pede pra ele fingir que vai embora. Aí manda ele ficar atrás da porta escondido e você tenta ligar o forno!!! hahahaha!

Vi disse...

hahahaha quem tá morrendo de rir agora sou eu! semana que vem ligo para o cara e tento isso.

Guadalupe B disse...

Meu forne tbm serve de depósito. De panelas, um pouco mais óbvio.
Não, aqui não tem pão francês..:(
Vou morrer de comer qdo chegar no brasil...