sábado, 19 de julho de 2008

Sobre as praias da Finlândia

Respondendo às perguntas da Juliana que vai nos trazer alfajores (oba!):

Fiordes, infelizmente, só os metidos dos Noruegueses têm. Mas, em compensação, nós, os metidos Finlandeses, temos 187 888 lagos e 647 rios, há! Ah, e o mar Báltico. Então água não falta lá, só que são praias pequeninhas e nada dessas imensas faixas de área branca como tem aqui. Como a foto diz mais do que tantas e tantas palavras, apresento-lhes algumas das minhas praias:

Mar Báltico (Helsinki)

Rio Aura, no caminho à minha antiga faculdade (Turku)

O lago da casa dos meus pais no finzinho do verão (Siilinjärvi)

(OBS. a casinha branca é a sauna. Sauna na beira do lago = essência da Finlândia)

O mesmo lago, visto da varanda da sauna, alguns meses depois.

9 comentários:

marta disse...

Que paisagem maravilhosa! Principalmente a última!

Mas deixa eu ver se entendi: a Finlândia tem mais de 187 MIL lagos?

Me leva pra conhecer a sua terra, Virpi?

=)

ju coniglio disse...

marta, certeza que ela chama lago qualquer pocinha de chuva. :PP

virpi (continuo lendo teu nome com sotaque de interior paulista não tem jeito), a pocinha da casa dos seus pais é linda! mas claro, ao contrário da navra, gostei bem mais da foto no finzinho de verão. mas, aqui, esse sol chega a esquentar?

cheguei há 2 horas e ainda não comi alfajor!

Guadalupe B disse...

Que lugares lindos!!!
E dá pra nadar nesses lagos finlandeses?
E, psiu, aki na dinamarca tbm tem fiordes! :)

AR disse...

essa última foto tá lindíssima!

o que são fiordes?

Vi disse...

jura? fiordes na dinamarca? jura?

raakel: http://en.wikipedia.org/wiki/Fjord

e sim, sao 187 millllll. e são pocinhas grandes, azuis e limpas para a informação da juliana que me provoca sem piedade... já dançou tango? já comeu a parada? guardem unzinhos para mim q vou ter que faltar o super-encontro de alf... daquelas paradas (preguiça descobrir como se escreve, esqueci. mas sei o que é, uma delícia!)

vou sumir por um tempo mas vou voltar com as malas cheias de SALMIAKKI e aí vai ter q rolar um encontro-salmiakki e todo mundo vai ser obrigada a comer muito e gostar muito! Viu, Raakel!?

Guadalupe B disse...

Bom, é o que eles chamam de fiorde, pq aqui näo existe montanha, né....
aí: http://en.wikipedia.org/wiki/Limfjord
http://en.wikipedia.org/wiki/Flensburg_Fjord
http://en.wikipedia.org/wiki/Mariager_Fjord

AR disse...

SALMIAKKI? Ecati!

Lembrei que não consegui chegar até o recheio, Vi. Graças à Deus!

marta disse...

aeeeeee!

Encontros: encontrão-alfajor e encontrão-salmiakki.

=)

ju coniglio disse...

virpi, eu tenho piedade sim, juro que tenho. ;) não dancei tango mas já comi alfajor. dançar tango é muito difícil, quero é assistir uma apresentação com gente que dança de verdade...