segunda-feira, 7 de julho de 2008

Mostra de cinema, TV e ciclo de debates: a homossexualidade na mídia – o que mudou...

O evento começa dia 08 de julho com debates, filmes e seriados sobre o tema.

No ano em que se comemoram os 200 anos da imprensa brasileira, uma mostracom o patrocínio da Caixa Econômica Federal pretende apresentar e discutir,na Caixa Cultural no Rio e em São Paulo, a presença da figura homossexualnos meios de comunicação em massa. Durante 12 dias, o público assistirágratuitamente a filmes e seriados de TV e, além disso, poderá participar deum ciclo de debates cuja proposta central é estimular a reflexão sobre ostemas exibidos.

Motivados pela crescente aceitação da homossexualidade pelo grande público,os curadores Ailton Franco Jr. e Paulo Roberto Jr. idealizaram o projeto "AHomossexualidade na Mídia – O que Mudou...". Na mostra audiovisual, oobjetivo é levar ao público geral um panorama do que foi produzido de maissignificativo sobre o tema, logo o foco não está em produções exclusivamentevoltadas para o público homossexual, e sim naquelas que inserem a figura dohomossexual em seu contexto. O ciclo de debates, em contrapartida, irácomplementar o que é exposto visualmente, dando um fundamento teórico não sóàs exibições, mas problematizando a presença do homossexual nos diversostipos de mídia: televisão, cinema, mídia impressa e publicidade.

Dentre os títulos a serem exibidos figuram clássicos do cinema mundial dediretores renomados, como "Teorema", de Pier Paolo Pasollini, e "Satyricon",de Frederico Fellini (ambos em 35mm), "Blockbusters" (O Segredo de BrokebackMountain, A Gaiola das Loucas), programas de TV (Sex and the City, The LWorld) e seleção especial de curtas metragens do Festival Mix Brasil e doFestival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema.

Com a mostra de filmes e seriados, pretende-se compor um mosaico dereferências que possam ilustrar de forma significativa a amplitude do tema.As mesas serão compostas por personalidades com significativa inserção namídia, como os jornalistas João Ximenes Braga e Luiz Garcia, e acadêmicoscujo trabalho tem trazido grandes contribuições teóricas acerca do tema.

O evento é totalmente gratuito e acontecerá no período de 08 a 20 de julhono Rio de Janeiro e de 15 a 20 de julho em São Paulo. Além do patrocínio daCaixa Econômica Federal a mostra "Homossexualidade na Mídia – O queMudou..." conta com o apoio cultural do Grupo Estação, Filmes do Estação,Universal Home Pictures, Sony Home Entertraiment, Columbia Home Picture,Europa Filmes, e a emissora inglesa Channel 4.

---

A programação completa está no site da Caixa Cultural: www.caixacultural.gov.br

Filmes que irão passar:

Teorema (Pasolini)
Garotos de Programa (Gus Van Sant)
Plata Queimada (Marcelo Piñeyro)
Priscila – A Rainha do Deserto (Stephan Elliott)
Banquete de Casamento (Hsi Yen)
Brokeback Mountain (Ang Lee)
Filadélfia (Jonathan Demme)
Madame Satã (Karim Ainouz)
A Gaiola das Loucas (Mike Nichols)
O Paciente Zero (John Greyson)
Paixão Selvagem (Serge Gainsbourg)
Traídos pelo Desejo (Neils Jordan)
Satyricon (Fellini)
A Lei do Desejo (Almodóvar)
Minha Adorável Lavanderia (Stephan Freas)
Aimeé e Jaguar (Max Farberböck)
Tudo sobre minha Mãe (Almodóvar)
Antes do Anoitecer (JulianSchnabel)
Minha Vida em Cor de Rosa (Alain Berliner)

8 comentários:

AR disse...

Minha Vida Em Cor De Rosa é o filme mais fofo do mundo!

Vi disse...

é sim! foooofo!
Traidos pelo desejo é Crying game?

marta disse...

Acho que não vi Minha Vida em Cor de Rosa.

É esse mesmo, Virpi.

AR disse...

o Crying Game é um filme ótimo também.
Eu amo a música-título do Boy George.
Mas me diz, por que ele é um filme gay?

Anônimo disse...

Muito menos gay ainda � Teorema. Mas veria muitos de novo, se eu ainda fosse um ser com vida: a lei do desejo, minha vida em cor de rosa, minha ador�vel lavanderia, gaiola das loucas(se for o original), paix�o selvagem. N�O veria plata quemada, odeio esse filme! hehe

marta disse...

Pois é. Tem uma polêmica sobre considerar um filme gay. Aliás, acho que nem deveria ser uma classificação. Uma vez discuti com amigos sobre Bubble ser ou não ser gay.

Miguxo! Tb não gosto de Plata Quemada.

AR disse...

Também não acho Teorema nada gay!

E puuuutz! Cadê os de meninas?

- Melhor que Chocolate
- Go Fish - Par Perfeito
- High Art
- As Incríveis Aventuras de Duas Garotas Apaixonadas
- Desert Hearts
- Lost and Delirious
- All Over Me
- But i'm A Cheerleader
...

Eu tenho um monte desses aqui em casa. Que tal uma sessão? O Felipe-amigo das sapas vai amar!

marta disse...

Quero ver But I'm A Cheerleader!!!!