quarta-feira, 2 de julho de 2008

CTRL

Ouvindo Sade - "By Your Side" ( Sade é minha musa nos momentos 'o amor é fudido'. E em outros também... hihihi)

Hoje é o segundo dia de julho, já entramos no segundo semestre e segundo minha mãe eu preciso organizar minha vida.
Lá no meu curso de B*%#teconomia fiz uma matéria uó chamada Gestão de Documentos. Um porre! A única coisa que prestou foi aprender um método de organização que agora vou tentar aplicar no gerenciamento da minha vida, tanto profissional quanto pessoal.
O método 5S foi criado no Japão e implantado na reestruturação de empresas e indústrias japonesas para serem compatíveis com o mercado mundial. O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos básicos e simples, porém essenciais e que fazem a diferença na busca de um Sistema da Qualidade Total e blá blá blá. São eles:

1.º S - SEIRI - SENSO DE UTILIZAÇÃO
CONCEITO: "separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário".
Tem um monte de coisa inútil na minha vida. Coisas de ex que eu não consigo me desfazer, material da minha primeira graduação que eu guardo sei-lá-porquê, roupas que já não me servem mais, e por aí vai.

2.º S - SEITON - SENSO DE ARRUMAÇÃO
CONCEITO: "identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente".
Pois é, porque só eu localizo as coisas na minha bagunça. Meu monitor no trabalho parece uma árvore de post-it. São post-its coloridos brotando de tudo quanto é lugar. Minha amiga de trabalho quase me matou (se matou) nas minhas férias.

3.º S - SEISO - SENSO DE LIMPEZA
CONCEITO: "manter um ambiente sempre limpo, eliminando as causas da sujeira e aprendendo a não sujar".
Tenho que aprender a comer cream cracker sem deixar rastro pela casa. Ou melhor, tenho que começar a usar um prato.

4.º S - SEIKETSU - SENSO DE SAÚDE E HIGIENE
CONCEITO: "manter um ambiente de trabalho sempre favorável a saúde e higiene.
Acho que nesse ponto tá tudo certinho. Quer dizer, tenho que parar de fumar, né? Vou aproveitar pra tentar já que acabaram com o fumódromo.

5.º S - SHITSUKE - SENSO DE AUTO-DISCIPLINA
CONCEITO: "fazer dessas atitudes, ou seja, da metodologia, um hábito, transformando
os 5s's num modo de vida".
Será?

14 comentários:

marta disse...

Concordo plenamente com esses 5S, miguxa!

E estava outro dia mesmo falando disso com Clarinha. Sobre como preciso com URGÊNCIA organizar minhas coisas, pq tenho certeza de que essa bagunça está afetando minha vida, que agora precisa ser organizada tb.

Bagunça e sujeira trazem energias negativas, puxam pra baixo. E uma organização básica facilita muito nossa vida, poupando um tempo danado.

Adorei seu post!

Juliana disse...

eu vivo tentando organizar o habitat das pessoas que gosto. a grande maioria é tão bagunceira! eu tenho essa sensação de 'puxa pra baixo' que a martina falou.
a propósito, marta... ¬¬

Anônimo disse...

Ai gente, adoro muito 'by your side' tb, pra sempre na minha vida. Eu só colocaria mais um tópico pra vc: não se atrasar mais do q 10 minutos hehe.

ju coniglio disse...

poizé, não li o post todo não mas li os comentários. (nem comento quantas vezes faço isso...) então, acho que organização excessiva toma um tempo enorme e acaba virando finalidade e não meio. quer dizer, vitamina S, saca? um pouco de bagunça e sujeira fazem bem. não sei, mas não faz sentido pra mim viver a vida trocando o saco de lixo da cozinha e guardando as roupas no armário assim que saem do corpo... prefiro dexar acumular um pouco. :)

Guadalupe B disse...

Concordo com vc, Juliana.
Eu aprendi esse 5S no colégio, mandaram a gente ler um livro, tivemos palestras, fizemos trabalho... Uma tentativa de lavagem cerebral. Mas nada ficou na minha cabeca e eu acho que nao funciona porra nenhuma... Desculpa, Rá.. hehe
E olha, aquele Blog do Ex q eu fiz um post sobre e ninguém deu a mínima (menos a Marta:)) postou sobre a gente!

marta disse...

Juli! Pode cobrar sério agora. Nas férias vou cuidar disso. MESMO!

Me cobra?

Aqui do Alto disse...

odeio excesso de arrumação, pq cresci numa casa onde NÃO EXISTE a possibilidade de por exemplo a louça ser lavada depois. sujou, lavou! quando tiver a minha casa serei um pouco mais tranquilo, mas confesso, que não curto muito bagunça não...

jordana disse...

na verdade, pratico 5S por pura necessidade corporativa, mas confesso que tuas aplicações me parecem mais práticas do que as que uso. ou não. ;-)

Clarissa disse...

Rachel!!! Eu quero os 5S!!

Geisy disse...

Djow Djow, vc por aqui!! :D

Adorei o post, Rachel... Acho que só vou conseguir me organizar quando tiver a minha casa. Antes disso, minha mãe e a Cindy desarrumam tudo. ¬¬

he

Juliana disse...

esse post me lembrou aquele livro do tao. qual é o nome mesmo, cindollar? o taoísmo tem uma coisa meio assim, não tem, marta?
e, sim, eu cobro.
e, geisy, deixa de ser mentirosa. ¬¬
ah! o mestrado acabou! onde foram parar os papéis da sala? =D

AR disse...

Então, aqui em casa eu confesso que fica difícil colocar essas coisas em prática. Minha mãe já é uma senhora e tem aquela mania de velho de guardar tudo.

Outro dia fiz uma sacola de roupas pra dar e ela foi lá e revistou uma por uma pra ver o que poderia ser utilizado por ela. uma praga!

Eu juro que tô tentando! Já retirei vários post its do meu monitor, já separei mil coisas da minha graduação e da minha pós falida pra jogar fora.

Ainda faltam outros S's, mas ao menos tô tentando mudar alguns hábitos.

marta disse...

É, Juli! Tem muito do tao sim. =)

Que livro é esse que Cindy tem?

Frau Martins - Berlin disse...

Eu só conheco o 6o S: SÈKSSU. Nao é muito usado pelos japoneses no entanto...