terça-feira, 15 de julho de 2008

Babel

No último post da Ju Coelho ela mencionou que tinha gostado de uma música do Die Toten Hosen. Acho ótimo que as pessoas tenham superado preconceitos ou apenas velhos hábitos de ouvir e/ou gostar somente de músicas em inglês ou português. E é engraçado porque eu era uma dessas pessoas. Na verdade, eu SÓ tinha essa birra com música brasileira. Mas como assim? Eu gostava de Khaled cantando em árabe! Mas eu juro que não conseguia gostar de nada daqui e achava tudo um porre. Daí fui catequizada e passei a gostar de um monte coisa nacional, e hoje em dia sinto falta de ouvir coisas no nosso idioma. Saca aquela coisa de cantar junto, na nossa língua, realmente entendendo o que o fulaninho tá dizendo? Tá, é lógico que às vezes as pessoas precisam 'traduzir' alguns funks pra mim, mas aí são outros quinhentos.

Fica aí meu TOP 5 de bandas/artistas off inglês:

1- Pizzicato Five (japonês) *
2- Aterciopelados (espanhol)
3- Wolfsheim (alemão) *
4- Amadou & Mariam (dialeto francês)

5- Gorky's Zygotic Mynci (galês) *

*tá, eles às vezes gravam em inglês. Ninguém resiste.

8 comentários:

marta disse...

Boa lista, miguxa! Adoro Pizzicato.

Posso considerar português de Portugal como outra língua?

ju coniglio disse...

pô, tenho que confessar que detesto ouvir música sem entender o que o cara tá falando. acho que gostei dessa não só pq é bacana, mas pq tinha legenda quando vi o vídeo...

Unknown disse...

putz, eu passei mal com esse post. sério. primeiro, porque eu tenho síndrome de rob fleming e simplesmente PRECISO fazer listas. segundo, mas não menos importante, foi o fato de eu ser (ter sido?) dj e não conseguir ter 5 bandas que eu goste que não cantem só em inglês ou português (embora a cindy vá dizer que eu não ouço nada em português).
enfim, fico com pizzicato five (que sou apaixonada e já até importei discos do japão, tenho quase toda a discografia deles), cafe tabuba (pelo conjunto da obra e por ter feito um dos clipes mais lindos que já vi na vida) e carla bruni (porque eu conhecia mto antes de ser primeira dama e realmente acho que ela canta bem - aliás, fica a dica - o disco novo vazou, se alguém quiser eu mando).
desculpem pelo tamanho desse comentário....

Unknown disse...

damn, eu e minha dislexia de teclado..... é cafe tacuba, não cafe tabuba, foi mal.

Juliana disse...

entao. eu tenho alguma dificuldade tb de gostar de uma musica em que eu nao entenda absolutamente nada. entao, as musicas que gosto sao basicamente em portugues, ingles, frances e espanhol. pq eu sou super tetralíngüe. mentira. mas pq da pra pescar do que se trata.
imagina eu faceira cantando 'im a loser, babe'. nah. :p
mas, bem. isso é 'no geral'.

ju coniglio disse...

ééééé, tô com a juli. gente, será que aquele lance de numerologia com nome é verdade? :O enfim, mas põe italiano aí tbm que prefiro isso a espanhol, que espanhol é mó difícil de entender.

AR disse...

gnt, mas mesmo que não dê pra entender nada, e a tal da sonoridade como fica?

jordana: oi! pois é, eu sou beeeem rob fleming. tenho lista pra todos os momentos da minha vida. sou daquela comunidade: minha vida tem trilha sonora. saca?
e pizzicato é tãooo bom, né? me diz aí vc que é mega fã, que fim levou a banda?

tenho ouvido o disco novo da Camille Dalmais, que estranhamente gravou em inglês e, bom, nem gostei.

jordana disse...

eu tenho várias comunidades de listas, é incrível... hhahhahaha

o pizzicato acabou ainda em 2001, pq eles simplesmente encheram o saco (na minha opinião). eles dizem que acabaram pq não queriam ser "aquela banda que dura pra sempre" e "que duramos 17 anos, isso é mais que um carro!" enfim, lamentável, mas eu ainda pego os encartes pra cantar junto em japonês, azar. hahhahahahaa

nunca ouvi camille dalmais, baixarei. :-)