sábado, 23 de fevereiro de 2008

Livros, publicações, erros e... 6 sigma?


Eu já não consigo mais ter uma visão imparcial, mas acho que vocês devem ter: parece fácil fazer um livro sem erros? Vocês já se preocuparam em achar algum?

Quando eu era menor ou ingênua ou ambos, eu achava que os livros estavam necessariamente corretos e eu, errada. Só quando a professora dizia que era para consertar alguma coisa é que eles estavam errados. Agora é só eu ter um tempozinho livre que fico pensando como os livros poderiam ter menos erros. Sem erros eles não ficam. Na primeira edição, com os prazos e custos que temos que obedecer, eu duvido. Pra falar a verdade, nem na segunda, terceira ou quarta edição... Só quando algum leitor querido ou um autor neurótico mandam os erros que encontraram, mas mesmo assim eles raramente percebem erros de diagramação.

Na verdade, talvez o problema seja outro. Talvez seja impossível pra alguém que trabalha evitando erros em livros não ficar para sempre prejudicada em sua capacidade de discernir o que é erro e o que é "bobagem". Sinceramente, não sei se vocês já tentaram fazer coincidir o que vocês acham bobagem com o que outra pessoa acha. Eu já. Mas ela era hierarquicamente superior...

Isso tudo para dizer que comprei uma revistinha cheeeeeeeia de erros, coisas de Angeli, mas que eu acho que vale muito a pena. Está sendo reeditada em 16 números, nas bancas está a número 4. Reveja lááá em cima!

Mais informações "ni": http://www.devir.com.br/hqs/chiclete_004.php

3 comentários:

marta disse...

Gostei do post!! É um bom assunto pra se pensar.

Eu tenho mania de procurar erros. Quer dizer, não procuro, mas muitas vezes presto atenção nessas coisas. Questão de mania mesmo, sem maiores preocupações críticas.

E essa coisa de um achar bobagem e o outro achar a coisa mais importante do mundo tem a ver com a visão de cada pessoa mesmo. Vamos sempre nos confrontar com isso.

=)

Rafiux disse...

Eu penso também sobre isso. Mas nem tanto assim...

Na verdade eu quis comentar por causa da revista. Tá boa, né? Eu comprei o número um, mas dei pra Bruna no aniversário dela depois de ler. Mas a revista é, sim, maravilhosa! Beijo

Juliana disse...

eu acho o seguinte. fez Letras e se interessou por mercado editorial, fodeu. vc nunca mais vai ler um livro sem se concentrar nos erros que estão por vir, porque eles tão lá. o tal do 'saci'.:) na real, o que me angustia é a possibilidade de eu ser injusta, de achar ruim um livro bom, pela falta de cuidado de um revisor, copidesque, diagramador, produtor editorial ou de sei lá mais quem.
eu quero a revistinha, já disse.