sexta-feira, 20 de junho de 2008

Quanto é uma pitada?

Você já leu livro de receitas? Um livro de receitas, uma receita começa assim: "refogue o alho". Não é? Tudo começa com refogue o alho, esse é o passo um. E o que você faz se não sabe o que é refogar o alho? Não sabe o que é alho? Receitas básicas, está lá, fazendo arroz. Refogue o alho. É isso, eu não sei refogar o alho, parei no passo um. Nem tenho certeza se sei o que é alho. Qualquer livro de instruções, manual, receita, é sempre incompleto. Nunca te diz o que é alho, o que é botão de play. E se você caiu aqui de paraquedas não vai conseguir ligar seu videocassete. Mas hoje em dia ninguém mais usa videocassete, usa dvd, o que dá no mesmo, só que as fitas ocupam menos espaço. Mas não é essa a questão a questão é onde você começa, o quanto você toma como óbvio. Que nem naquele filme do tom hanks, que ele tinha aids. "Me explique como se eu fosse uma criança de quatro anos." Por aí, crianças de quatro anos não sabem refogar o alho.

É tanta coisa que é tomada como óbvio e que pra mim, pra mim não é nada óbvio. E o pior do óbvio é que o óbvio é tão óbvio que se você fosse aprender, já tinha aprendido.

ps.: Meus marcadores todos começam com d e eu sou nerd demais pra não notar...

13 comentários:

Guadalupe B disse...

Adorei!
;D

Juliana disse...

vc não sabe cozinhar? tipo nada?
quer que eu faça um dicionário do básico pra vc?
nah, sucesso editorial!

ps - refogar é colocar na panela um pouquinho de azeite/óleo/manteiga e colocar o alho/a cebola/whatever lá, já no fogo, até ele, o alho, começar a mudar de cor (fica dourado mesmo) ou ela, a cebola, começar a murchar. :)

ju coniglio disse...

uh, eu até sei o que é refogar alho, era metáfora. ou melhor, era exemplo. mas não, não sei cozinhar nada. só cachorro-quente. e macarrão com salsicha também, claro.

marta disse...

Juliana!!! Seu desabafo é o meu desabafo tb. É ruim ouvir pessoas falando: "é só refogar o alho". Aí eu fico pensando: "ok, mas como faço isso". Ou eu fico olhando com cara de sei-lá-o-quê, ou eu falo que não sei fazer isso. Mas quando eu falo que não sei, normalmente as pessoas não acreditam. E a vida segue. rss...

Adorei!!

Vi disse...

Preciso assistir um curso básico tb. Acabei de ter a excelente ideia de "cozinhar" batatas no micro-ondas. Acordei às 7h, tô com fome já e sem saco para sair nas ruas na busca da comida ou esperar alguma coisa complicada ficar pronta. Hah, como se soubesse fazer algo complicado, quero dizer, sem saco para esperar a água de macarrão ferver. Então pensei: vou botar batatas no micro-ondas, já ouvi falar que pode. Então agora tenho um prato com umas bolas amarelas de borracha com marcas de pequenas explosões (pelo menos são quentes) e o interior do micro está coberto por uma gosma estranha. Alguem quer ser convidada para um almoço na minha casa?

marta disse...

hahahahahahahahaha!!!!

é... tinha que furar a casca com um garfo... poxa... vc não sabia disso??? rssssssssss....

=P

marta disse...

hahahaha... tô rindo muito aqui, lembrando de histórias.

eu sempre confundo os alimentos. uma vez saí pra comprar espinafre e voltei com couve. e uma outra vez coloquei farinha de rosca em vez de uma outra farinha que nem lembro o nome.

Vi disse...

eu furei! não adiantou nada. explodiram assim mesmo. desisto. e quem lembra da minha história com o forno comum: até hj não consegui ligar. nem chamar o cara.

marta disse...

caramba... seu micro é potente mesmo!

alguém já tentou esquentar pão-de-queijo no microondas?

eu fiz isso uma vez e ficou mais duro que pedra. sério mesmo... mais duro que pedra.

Aqui do Alto disse...

A Vi, é a Virpi!?

Vi disse...

yes, sir!

AR disse...

hauhauaa me divirto com vcs!

tô lembrando da Martinha em Freiburg cortando cebolas. cada pedacinho tinha que ter o mesmo tamanho. :-)

marta disse...

hahahahahah!!!

caraca! vc lembrou disso, ana rachel?

eu lembro que fiquei viajando e cortando cebola, toda atrapalhada...rs...