sábado, 16 de agosto de 2008

Lair Ribeiro Coelho - Como fazer palestras e conquistar alunos

Tô pensando em escrever um livro auto-ajuda voltado pra professores universitários e/ou pessoas que dão palestras em congressos com alguma freqüência. Se bem que eu acho que só serve pro povo de exatas. Nem lembro como é uma aula de humanas...

* Não tenha medo dos alunos, eles não mordem.
* Sua postura diz tudo, você não precisa ser grande e falar grosso pra ser respeitado.
* Se seus alunos estão agitados, uma piada funciona melhor que um esporro.
* Seus alunos são o seu público, tente não perdê-los.
* Sorria e os alunos sorrirão com você.
* Prepare as aulas. Sempre.
* Se você é rápido, não tenha medo de repetir duas ou três vezes uma mesma frase importante. A maioria dos alunos não ouviu da primeira vez mesmo.
* Se você é lento, faça piadas de vez em quando. Ninguém agüenta aula lenta e tediosa, é bom ter agumas surpresas divertidas.
* Se no meio de uma explicação você se confunde e troca duas palavras (por exemplo, se você diz "o descobrimento do Brasil por Pedro Colombo"), não corrija apenas a palavra errada. Repita todo esse pedaço da explicação.
* Não é difícil manter um quadro organizado, mesmo que sua letra seja feia. Não se preocupe se sua letra for feia, em duas semanas eles aprender a decifrar deus hieróglifos.
* Seus alunos gostam de entender o que está acontecendo e porque determinada fórmula vale. Não pense que eles querem só passar de ano.
* Use ganchos, como nas novelas, para prender seu público. O curso funcona melhor se for como uma longa estória.
* Recapitule. Se uma explicação ou um exercício foi longo, refaça os passos principais oralmente.
* Quando um aluno faz uma pergunta interessante, repita a pergunta para turma antes de responder, dando crédito ao aluno. Se possível, transforme a resposta numa observação escrita.
* Toda expicação oral importante deve ser escrita no quadro.
* Faça muitos exemplos e passe listas de exercícios.
* Faça suas provas no mesmo nível (e do mesmo tipo) que as lista de exercícios. Professor bom é o que faz provas justas e aprova a maior parte da turma.
* Corrija as provas com cuidado e nunca ceda a pedidos de aumento de nota.
* Se o aluno tem razão no pedido, aumente a nota.
* Professor é professor e aluno é aluno. Você pode (e deve!) ser amigo dos seus alunos, mas nunca amiguinho.
* Seus alunos são crianças, tenha paciência com eles.
* Seus alunos são adultos, deixe que eles tenham responsabilidade.

5 comentários:

todoseles disse...

Juliana! Fiquei com vontade de ter aulas de matemática porque uma pessoa que pensa nos alunos e na aula tanto e da forma como você faz necessariamente dá uma aula fodida de boa. Gente, eu nunca pensei que vc tivesse realmente "se entregado" assim à educação... E vc nem fez licenciatura, né? INcrível, eu sempre achei que você fosse ser uma daquelas pesquisadoras que não saem de suas salas por nada e vc se tornou infinitamente mais "gente" que eu! hahahaha, quem supunha, hein hein?

Unknown disse...

Nossa, se todos os professores fosse, assim... Parabens, Juliana!!

Juliana disse...

Jules. :-O

Geisy disse...

Que legal, Juliana!!! :D

Que disciplina vc dá?

ju coniglio disse...

pô, acho que se eu tivesse feito licenciatura eu detestaria ensinar. deve ser um saco aquela teoria toda... mas nossa, eu gosto de dar aulas. tô dando álgebra linear, se alguém quiser aparecer por lá, a turma bacana a de 7 às 9. da manhã. em niterói. :_(