sábado, 11 de julho de 2009

Interpretando

Um resumo: Sophie Calle é uma artista/escritora (não necessariamente nessa ordem) francesa, cujo trabalho de maior repercussão fez parte da Bienal de Veneza de 2007 (e que agora está em São Paulo). O trabalho consiste na interpretação (feita por 104 mulheres, duas marionetes e uma “papagaia”) de uma carta de rompimento de namoro que ela recebeu.

Recebi uma carta de rompimento.
E não soube respondê-la.

Era como se ela não me fosse destinada.
Ela terminava com as seguintes palavras: “Cuide de Você”.

Levei essa recomendação ao pé da letra.

Convidei 107 mulheres, escolhidas de acordo com a profissão, para interpretar a carta.

Analisá-la, comentá-la, dançá-la, cantá-la. Esgotá-la. Entendê-la em meu lugar. Responder por mim.

Era uma maneira de ganhar tempo antes de romper.

Uma maneira de cuidar de mim.

Sophie Calle

(
http://www.sophiecalle.com.br)

Na verdade o motivo do post vem agora. Uma das interpretações da carta:

ESTUDANTE

Ambre

Ambre, idade: 9 anos e meio

Eu a li e prestei bastante atenção nas palavras. Um homem está falando com uma mulher sobre os sentimentos dele.

Ele escreve para dizer que quer se separar dela. É bom, mas é complicado.

Tem umas palavras difíceis: irremediável e farsa. Eu acho que ele a ama.

Ele diz que a amará para sempre.

Se ele a ama, eu não se [sic] por que ele está deixando ela. Fala de divórcio.

Ele diz que está vendo suas outras amigas de novo.

Ele diz que gostava [sic] que as coiisas [sic] tivessem tomando [sic] um rumo diferente. Isso quer dizer que as coisas não vão terminar bem. É triste.


Picasso costumava dizer que levou a vida toda para saber pintar como as crianças; ele queria essa evolução.

Adoro a simplicidade e a liberdade delas.

Pessoas adultas complicamos as coisas, né?

=)