quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Bandido

O filho da minha empregada tem 14 anos e é drogado. Ela tentou de todas as maneiras ajudar o menino. Uma vez, levou ele lá em casa, ele bateu às 8h30 da manhã no quarto dos meus pais e disse 'Tu que vai me levá no médico? Anda logo, que não to a fim de esperá, não. Se demorá, vou ralá'. Meu pai disse, firme 'Olha, o médico é teu. Se quiser ir embora, vai, pq ainda não tá na hora'. Ele ficou.
Eu não sabia que ele, o menino, já tinha passado pela minha casa.
Ele tem só 14 anos e já era. Monstrificou. Espanca a mãe, rouba, não tem qualquer espécie ou prima de espécie de disciplina, é malandrão, viciado e agora se meteu com o tráfico. A minha empregada foi na boca, no morro em que moram, e pediu clemência pro traficante. Disse que o menino era doente (e é, ele tem problemas neurológicos, ainda) e que se fossem colocá-lo pra trabalhar, ela iria ao Conselho Tutelar. Olha a merda.
Minha mãe falou pra ela pensar direito, porque é do Conselho pra Febem. Ela, a minha empregada, disse que das duas, uma: ou ele sai de lá um monstro, ou ele sai curado; monstro ele já é. Eu quebrei a cabeça pra tentar descobrir o que se deve fazer com uma criança que vira isso, que vira bandido. Porque é bandido mesmo.
Por que isso acontece? Como se desfaz?

11 comentários:

ju coniglio disse...

juli, dependendo do problema neurológico que ele tem, só isso já contribui bastante, né. não sei como desfaz, não sei se desfaz. internar em programa de desintoxicação à força deve funcionar muito pouco. tem uns programas de igreja, às vezes igreja salva, e salva mesmo. eu não sei, eu acho que o viciado é sempre viciado, pode se viciar em alguma coisa menos perigosa, mas vai estar viciado em *alguma coisa*. uma religião, um partido político, um time, uma dieta macrobiótica, um engajamento social qqer.
coitada dessa mãe.

Rafiux disse...

É, Juli :/ A questão é realmente muito complicada. Eu Também não sei se isso 'se desfaz'... Provavelmente, esse mocinho vai ser mais um a morrer cedo, causar muita dor e tudo... Concordo com a ju que talvez a igreja dê jeito...

marta disse...

é... complicadíssima a situação.

não sei muito o que falar. o garoto foi "contaminado" e o trabalho tem que ser de muita paciência pra tentar uma reversão de pensamentos e atos.

acrescento mais duas coisas: esporte e música.

Guadalupe B disse...

Poxa, pra ser sincera, eu acho q o maior problema nao é nem o vício. Acho q o pior é q ele virou bandido, mau elemento. E, sineramente, isso nao tem cura não. Coitada da mãe... Mas esse menino nao tem volta.
E desculpa, mas hj eu quero que todos esses bandidinhos morram, pq roubaram nosso carro. caralho!

Geisy disse...

Se eu falar sobre direitos humanos serei espancada. ¬¬

Mas é tão sinistro, né? O garoto já teve 2 anos e pedia colo pra mãe, já deve ter chorado de medo de ficar sozinho, já deve ter ficado abraçado na perna da mãe... e agora ele é só um bandido monstrão...

Cara, se o moleque tem problema neurológico, eu acho que a única chance dele é ser internado. Não na FEBEM, mas numa clínica pra fazer tratamento, desintoxicação e depois ser mandado pro Pastor Marcos dar um jeito antes que ele vá pro microondas enrolado em fita crepe.

E até que eu concordo que, nesse caso, o esporte pode ser uma boa, porque ele tem energia demais pra fazer merda... Bota o moleque numa aula de judô e começa a elogiar, porque ele deve a auto-estima baixíssima...

Juliana disse...

Zenti, mas olha a merda.
O menino não aceita fazer NADA que propõem a ele. Ele é rebelde mesmo. Ele não gosta da mãe, por que haveria de fazer judô? Se a mãe propuser, não vai rolar. Se o trafica propuser, ele vai. Mas aí já vai com outros objetivos. É muito bizarro.
O problema neurológico dele não requer internação, meu pai chegou a pensar nisso. Mas não. E, cara, que diabos de clínica reabilita mesmo, sabe? A da Vera Fischer?
Acho total sem saída. A minha única talvez quem sabe esperança é a igreja. Mas o moleque sumiu. Há dias.

Juliana disse...

Zenti, mas olha a merda.
O menino não aceita fazer NADA que propõem a ele. Ele é rebelde mesmo. Ele não gosta da mãe, por que haveria de fazer judô? Se a mãe propuser, não vai rolar. Se o trafica propuser, ele vai. Mas aí já vai com outros objetivos. É muito bizarro.
O problema neurológico dele não requer internação, meu pai chegou a pensar nisso. Mas não. E, cara, que diabos de clínica reabilita mesmo, sabe? A da Vera Fischer?
Acho total sem saída. A minha única talvez quem sabe esperança é a igreja. Mas o moleque sumiu. Há dias.

Anônimo disse...

isso só confirma que ajuda não vem de fora. se ele não der um pedala nele mesmo, vai morrer enrolado em fita crepe, cremado a céu aberto. talvez na próxima encadernação ele prometa vir um moço bonzinho, porque a vida já é difícil demais pra gente querer piorá-la, né não?

oremos, pois.

todoseles disse...

Cara, fiquei "motivada", Chuli! Se a gente resolver essa questão a gente acaba com quase todos os problemas do mundo: como descobrir as causas de autodestruição (individuais e sociais), como fazer segundos ou terceiros perceberem que estão se destruindo e que poderiam não fazer isso, como fazer alguém acreditar que você quer que ela não morra apesar de não ter como (e principalmente nem querer ter como) impedi-la de se destruir... E uma coisa é você sentir isso dos seus amigos e familiares e outro é sentir isso da sociedade "abstrata". Acho muito que a "sociedade" quer que ele morra (nem queria que tivesse nascido) e que ele, como vários, é sensível a isso e já se tornou até cúmplice da idéia.

Na boa, eu, como "sociedade", torço pra que ele morra logo e ao menos assim pare de causar destruições. Não vejo solução, eu acho que ele vai morrer e talvez ainda mate outros antes. E só resta à mãe se proteger dele e tentar proteger "a sociedade", caso ela ache que há "inocentes" a serem protegidos.

Eu acredito profundamente na força da autodestruição e na da inércia. Pra ele reverter a força absurda que ele vem fazendo há anos para destruir tudo, ele vai precisar de anos para parar de destruir e depois mais alguns anos pra voltar a construir. Isso precisa de uma energia incrível (acho que poderiam meter "DEUS" aqui), que eu duvido que ele tenha agora. Às vezes as pessoas conseguem o que querem sem qualquer risco de falhar, acho que é o caso dele. Agora é a Igreja ou a polícia pra dar o tiro de misericórdia...

Mas tão roubando carro na Dinamarca??? Agora fodeu total! Isso, sim, me faz pensar que o mundo tá perdido...

todoseles disse...

Nossa, encarnei a Tiburi...

Juliana disse...

O que eu acho mais crazy people nisso tudo é pensar que o moleque tem 14 anos. E que há 10 anos ele era um tibúrcio que ia ao colégio. Sabe? Ele se vendeu à maldade, sei lá o que aconteceu, o que causou isso. Todo mundo passa por uma fase 'espertalhona'. Eu pintava o cabelo de rosa e fugia de casa pra beijar as menininhas. Ele acha roubar, se drogar muito e ter contato com os caras do tráfico super uou.
O que a mãe mais quer é proteger os 3 irmãos dele. Porque eles começaram a perceber que o moleque (que não vai à escola, não tem hora pra nada, que bate na mãe etc.) tinha mais regalias que eles. O que não é verdade, mas vai enfiar isso na cabeça de criança.