domingo, 28 de fevereiro de 2010


Qual personagem coadjuvante do Sandman você é? Eu sou o Coríntio, eu como globos oculares. Eu morro de medo de mim...

Sério, tenho medo do Coríntio. Uma vez há uns 3 anos atrás eu estava no 485 indo pro Fundão. Eu ia dormitando e, quando o ônibus parou em Laranjeiras eu abri os olhos pra ver onde estávamos. Abri os olhos e dei de cara com o Coríntio. Meu sangue gelou. Mesmo. Sabe aquele pânico momentâneo, e de repente você não é mais humano, é um animal acuado que precisa fugir do perigo? Sabe? Foi o que aconteceu quando o Coríntio entrou no ônibus.

Em geral depois do pânico a gente volta a raciocinar e percebe que o que viu não era aquilo que achamos ver. Bom, não aconteceu isso. O Coríntio continuava lá. Peguei ônibus com ele várias outras vezes depois, eu sempre tentava ver os seus olhos pela frestinha dos óculos. Claro, o Coríntio é um personagem fictício, eu sei disso, então eu nunca saltei do ônibus nem nada, apenas seguia viagem sem dormir de novo. Vigiando o Coríntio, que descia antes de mim.

ps.: Aliás, o Coríntio não come olhos de mulheres, só de homens. Isso sempre me deu uma certa segurança...
pps.: A propósito, tenho também medo dos nazguls e do Pinhead do Hellraiser.
ppps.: Se me lembro bem, o Coríntio descia no CCS. Algum biólogo conhece ele? Ele era aquela versão que usa os óculos com a proteção lateral que impede que vejam seus olhos.

Coisa que eu vi

Ontem estava correndo/caminhando na ciclovia de Ipanema/Leblon e achei muito bizarro ver um bando de peixinho morto pisoteado/atropelado por bicicleta. Nunca pensei que peixes poderiam ter essa causa mortis. Mas eu tava tão ofegante que não tava oxigenando bem o cérebro e tava achando estranho, mas não completamente absurdo, como de fato o é.

Depois lembrei disso: http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/02/26/frente-fria-causa-ressaca-ondas-invadem-pista-no-leblon-915945418.asp

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Presente

Ressaltam o tom
Que deixa o fundo
Sem fundo
Mas tão cheio
Como um céu estrelado
Esvazia a gente.
Os ramos rasgam
Incisões negras que declamam
Uma ode ao cinza.

Hoje recebi este belo presente de um amigo e incentivador em virtude da minha participação em uma exposição que está no Centro Cultural da Justiça Eleitoral. Estou com duas fotografias lá: Homenagem ao cinza I e II.

Fiquei emocionada com o carinho e, por isso, quis compartilhar.

=)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Metade de mim é todo mundo.
Metade é ninguém, poço sem fundo.


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sobre doutores e bbbs

Estou assistindo a esse bbb, o 10. Assisti ao 1 e ao 5 também. Duas coisas podem fazer uma boa história: uma boa idéia ou bons personagens. O bbb1 eu vi pela idéia, pelo formato, que era novo e apela ao meu lado velha de praça. Mas boa idéia não existe mais em bbb, não há nenhuma nova sacada e cada idéia só funciona uma vez. Já o bbb5 teve bons personagens e me pareceu até um pouco épico, uma luta do bem contra o mal que me deixou com uma sensação de 'ganhamos!'...

Aí veio o bbb10 e eu não estava assistindo. Não sei -- juro que não sei -- como, quando, nem por que comecei a assistir. Mas assistindo descobri que tinha uma "doutora em linguística" bbb, a tal Lena. Lena era a doutora, a gorda, a feia, a chata, enfim, todos os deméritos a ela... Lena foi emparedada* e saiu do bbb com 52% dos votos. É simplista dzer que ela saiu por ser a doutora, ela errou bastante no jogo e meteu os pés pelas mãos. Já tem muitos textos fazendo essa análise, não vale a pena ver de novo (he).

O que eu quero falar é da doutora. Estava jantando com mamãe ontem, ela falava de uma pessoa que conheceu pela internet e que se dizia doutor em física. Diz ela que pesquisou a página da universidade e, segundo ela "ele era mesmo aquilo tudo que dizia".
"Como assim, aquilo tudo o que, mãe?"
"Ah, era doutor, tinha artigos e até orientava doutorado."
"Mãe, metade dos meus amigos têm doutorado, pelos menos um quarto deles orienta mestrado e/ou doutorado."
"Ah é, né."
Daí fiquei pensando, é como se eu dissesse: "Nossa ela é cirurgiã! Abre uma pessoa, conserta tudo lá, costura de novo e a pessoa continua viva!" O que é mais impressionante? Alguém que sabe abrir e fechar uma pessoa ou outra que teve preguiça de começar a trabalhar então continuou estudando?**

Não estou tirando o (de)mérito da doutora, o meu ponto é que nos acostumamos à nossa realidade e se, de repente, aparece um comandante Picard dizendo que sobe montanhas on a regular basis, que faz música pra viver ou que tem uma loja de artigos de futebol de botão, pode ser difícil entender que de onde ele vem nenhuma destas coisas é assim tão impressionante. A gente se acostuma ao nosso mundo, e esquece que existem outros e que esses outros são tão prováveis quanto o nosso.




* Não consigo ler/ouvir essa expressão sem lembrar de Poe, de Tell-tale heart e The black cat.
** Sim, esse é o principal motivo para alguém emendar graduação, mestrado e doutorado.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Zumbis

São muito mais legais que vampiros.















Mais aqui e aqui.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O ano do tigre


E cá estamos com mais um ano novo chinês. Dia 14/02, começa o ano do tigre.

Segundo os astrólogos, esse pode ser um período explosivo, vivido intensamente, características do signo de tigre, o terceiro do horóscopo chinês. Portanto, cuidado: tanto pelo lado negativo quanto pelo positivo, as reações serão exageradas. A sugestão é não agir por puro impulso e manter sempre o bom humor.

"Pelas sombras do Tigre será um período de grandes acontecimentos. O que poderá ser algo muito bom, por outro lado, poderá ser algo muito ruim. Ele adora a liderança, defender a justiça e convencer que a multidão o siga. O Tigre pode interferir nas emoções: instintiva, irracional, estética, nervosa, audaz, curiosidade e vaidade. Adora participar de grandes causas enquanto estiver motivado. O Tigre é egocêntrico, adora que o admirem, custa admitir o fracasso, age por impulso, não gosta de receber ordens, aborrece-se facilmente, é confuso, não tolera ineficiência e detesta críticas. É vingativo, acredita no “olho por olho, dente por dente”, e não descansa até dominar sua presa.
Neste caso precisaremos ter cuidado com nosso ego muito inflado, com os ódios e raivas adquiridas. O perdão sempre será o melhor caminho." (Helen De Rose)

=)

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010


"O carnaval ignora toda distinção entre atores e espectadores. Também ignora o palco, mesmo na sua forma embrionária. Pois o palco teria destruído o carnaval (e inversamente, a destruição do palco teria destruído o espetáculo teatral. Os espectadores não assistem ao carnaval, eles o vivem, uma vez que o carnaval pela sua própria natureza existe para todo o povo. Enquanto dura o carnaval, não se conhece outra vida senão a do carnaval. Impossível escapar a ela pois o carnaval não tem nenhuma fronteira espacial. Durante a realização da festa, só se pode viver de acordo com as suas leis, isto é, as leis da liberdade. O carnaval possui um caráter universal, é um estado peculiar do mundo: o seu renascimento e a sua renovação, dos quais participa cada indivíduo. Essa é a própria essência do carnaval, e os que participam dos festejos sentem-no intensamente."

(Mikhail Bakhtin in A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento - O Contexto de François Rabelais)


Beija-flor de Nilópolis 1989 - Ratos e Urubus, larguem minha fantasia



Reluziu... É ouro ou lata
Formou a grande confusão
Qual areia na farofa
É o luxo e a pobreza
No meu mundo de ilusão

Xepa de lá pra cá xepei
Sou na vida um mendigo
da folia eu sou rei

Sai do lixo a pobreza
Euforia que consome
Se ficar o rato pega
Se cair urubu come

Vibra meu povo
Embala o corpo
A loucura é geral
Larguem minha fantasia
Que agonia... Deixem-me
Mostrar meu carnaval
Firme... Belo perfil!
Alegria e manifestação
Eis a Beija-flor tão linda
Derramando na avenida
Frutos de uma imaginação

Leba - laro - ô ô ô ô
Ebó lebará - laiá - laiá – ô

Reluziu...



terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Muitas histórias importam

Chimamanda Adichie, escritora nigeriana, fala sobre os perigos de uma história única. O vídeo tem cerca de 20 minutos que me prenderam a atenção. Dá pra colocar a legenda em português. =)