quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sobre doutores e bbbs

Estou assistindo a esse bbb, o 10. Assisti ao 1 e ao 5 também. Duas coisas podem fazer uma boa história: uma boa idéia ou bons personagens. O bbb1 eu vi pela idéia, pelo formato, que era novo e apela ao meu lado velha de praça. Mas boa idéia não existe mais em bbb, não há nenhuma nova sacada e cada idéia só funciona uma vez. Já o bbb5 teve bons personagens e me pareceu até um pouco épico, uma luta do bem contra o mal que me deixou com uma sensação de 'ganhamos!'...

Aí veio o bbb10 e eu não estava assistindo. Não sei -- juro que não sei -- como, quando, nem por que comecei a assistir. Mas assistindo descobri que tinha uma "doutora em linguística" bbb, a tal Lena. Lena era a doutora, a gorda, a feia, a chata, enfim, todos os deméritos a ela... Lena foi emparedada* e saiu do bbb com 52% dos votos. É simplista dzer que ela saiu por ser a doutora, ela errou bastante no jogo e meteu os pés pelas mãos. Já tem muitos textos fazendo essa análise, não vale a pena ver de novo (he).

O que eu quero falar é da doutora. Estava jantando com mamãe ontem, ela falava de uma pessoa que conheceu pela internet e que se dizia doutor em física. Diz ela que pesquisou a página da universidade e, segundo ela "ele era mesmo aquilo tudo que dizia".
"Como assim, aquilo tudo o que, mãe?"
"Ah, era doutor, tinha artigos e até orientava doutorado."
"Mãe, metade dos meus amigos têm doutorado, pelos menos um quarto deles orienta mestrado e/ou doutorado."
"Ah é, né."
Daí fiquei pensando, é como se eu dissesse: "Nossa ela é cirurgiã! Abre uma pessoa, conserta tudo lá, costura de novo e a pessoa continua viva!" O que é mais impressionante? Alguém que sabe abrir e fechar uma pessoa ou outra que teve preguiça de começar a trabalhar então continuou estudando?**

Não estou tirando o (de)mérito da doutora, o meu ponto é que nos acostumamos à nossa realidade e se, de repente, aparece um comandante Picard dizendo que sobe montanhas on a regular basis, que faz música pra viver ou que tem uma loja de artigos de futebol de botão, pode ser difícil entender que de onde ele vem nenhuma destas coisas é assim tão impressionante. A gente se acostuma ao nosso mundo, e esquece que existem outros e que esses outros são tão prováveis quanto o nosso.




* Não consigo ler/ouvir essa expressão sem lembrar de Poe, de Tell-tale heart e The black cat.
** Sim, esse é o principal motivo para alguém emendar graduação, mestrado e doutorado.

4 comentários:

Maria de Fatima disse...

As notas de rodapé arremataram o texto de forma excelente! Adorei!

S disse...

Tb achei as notas ótimas! Pede mais tempo na próxima :D

Marta disse...

muito bom!

ps: diga mais quando tiver tempo!! =)

ju coniglio disse...

Nó, brigada. :D